Alimentação Saudável: Qual a sua relação com o desempenho dos colaboradores?

845 667 Bruno Dolbeth
  • 0

‘Somos o que comemos’, certamente já ouviu esta expressão que tem tanto de cliché como de verdade!

No âmbito corporativo, há uma forte ligação entre a alimentação saudável e o desempenho profissional. Muitos estudiosos defendem que a má alimentação tem reflexos diretos na produtividade de um colaborador.

Um estudo realizado pela Organização Internacional do Trabalho, concluiu que uma alimentação inadequada no ambiente de trabalho, pode reduzir até 20% da produtividade e eficiência dos colaboradores.

Continue a ler ou conheça agora a nossa nova oferta de serviços de alimentação saudável que preparámos para as empresas, clique aqui.

A alimentação saudável e a produtividade

Se somos o que comemos, o que acontecerá com uma equipa que se alimenta mal?

Uma alimentação saudável e equilibrada, é essencial para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários, não só para o seu bom funcionamento, como também para conseguirmos realizar todas as tarefas do dia a dia com energia e eficiência.

Se a nossa alimentação levar à carência ou excesso de certos nutrientes essenciais, isto irá refletir negativamente na nossa memória, raciocínio e concentração, afetando assim, o pleno funcionamento cerebral que é imprescindível para o desempenho da nossa atividade.

É verdade que a alimentação não é a única responsável pelo baixo rendimento de um colaborador, no entanto, é sem dúvida um fator que tem uma extrema influência, independentemente do tipo de atividade do colaborador.

Assim, é muito importante que as empresas incentivem os seus colaboradores a adotarem melhores hábitos alimentares. Acreditamos que este investimento não só beneficia a saúde dos colaboradores, como também os resultados da empresa, através do aumento da sua produtividade.

A importância da alimentação saudável nas empresas:

A oportunidade de progressão de carreira e outros benefícios oferecidos pelas empresas, são fatores que contribuem para uma maior produtividade dos colaboradores. Contudo, a promoção da alimentação saudável também oferece inúmeras vantagens para a empresa, e quando ignorada pode comprometer os seus resultados.

Altos níveis de absentismo por doença, ou dificuldades em exercer as suas funções, são muitas vezes desencadeados por distúrbios, como a obesidade, insónia e doenças crónicas. A má alimentação é reconhecida como uma impulsionadora para o desenvolvimento destes distúrbios.

Cada vez mais as empresas se consciencializam para a importância e necessidade de incentivar os seus colaboradores a terem uma alimentação mais saudável, como uma estratégia de promoção de qualidade de vida no trabalho – e o resultado revela-se muito positivo, bem como o retorno sobre o investimento.

Continue a ler ou conheça agora a nossa nova oferta de serviços de alimentação saudável que preparámos para as empresas, clique aqui.

Conheça agora alguns dos principais benefícios da promoção de uma alimentação saudável na sua empresa:

 

1. Qualidade de vida

A obesidade constitui um grande problema da atualidade. Para além de haver uma oferta infindável e cada vez mais acessível de alimentos repletos de açúcares e gorduras, estamos cada vez mais sedentários, o que prejudica severamente o nosso bem-estar físico e mental.

Outros fatores como o sono, o sistema imunitário, o stress, a ansiedade e o humor, influenciam positivamente ou negativamente a nossa qualidade de vida. Este efeito pode ser prevenido com uma alimentação saudável e equilibrada.

Uma alimentação saudável tem a capacidade de potenciar o bom funcionamento do corpo e sistema imunitário, evitando o aparecimento de doenças.

Assim, investir numa boa alimentação e promover a adoção de melhores hábitos, é a garantia de uma equipa e produtiva, com maior e melhor desempenho e qualidade de vida.

2. Aumento e melhoria do desempenho

O cansaço causado pela alimentação rica em açúcares e gorduras, torna o metabolismo lento, comprometendo seriamente o desempenho do colaborador. Quando este não se alimenta bem, o impacto disto nos índices de produtividade é notório.

Contrariamente, quando o colaborador se alimenta de forma saudável e equilibrada, dificilmente se sentirá cansado, o que o permite retomar às suas tarefas com disposição e energia, potenciando o seu nível de desempenho.

3. Melhoria na concentração e memória

Em quantidades adequadas, o consumo de nutrientes que são bons para o organismo, poderá aumentar o nível de concentração e desempenho do colaborador. Existem inclusive alimentos que são favoráveis à melhoria da concentração e da memória — é essencial o incentivo ao seu consumo.

4. Redução de custos com doenças

O absentismo afeta a empresa e a sua produtividade. A ausência de um colaborador, além de comprometer o desempenho da empresa, ainda traz custos acrescidos para esta.

Nem sempre a empresa consegue substituir um colaborador com baixa médica prolongada, o que causa uma lacuna no processo produtivo. A melhor estratégia que uma empresa pode adotar é cuidar preventivamente da saúde dos seus colaboradores, promovendo estratégias para manter bons hábitos e a qualidade de vida destes.

Investir na boa alimentação das equipas é essencial para evitar agravantes, tanto para o colaborador como para a empresa, o que decerto reduzirá os custos desta a longo prazo.

5. Melhoria do humor, da satisfação com a empresa e redução da rotatividade

A alimentação saudável também contribui para evitar o mau humor, pois certas hormonas são libertadas, hormonas estas que intensificam a sensação de felicidade e tranquilidade. Uma equipa motivada é sinónimo de colaboração e entreajuda.

Uma empresa que demonstra preocupação com fatores como a alimentação dos seus colaboradores, transmite-lhes uma sensação de cuidado e sensibilidade que irá influenciar positivamente a visão que estes têm da empresa, aumentando assim a sua retenção.

 

É importante que a empresa demonstre que se preocupa com o bem-estar da sua equipa, pois a satisfação do colaborador é um fator determinante para o sucesso das duas partes — a fidelização vem do sentimento de uma relação de cuidados mútuos.

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.