Boa postura em Teletrabalho: Será isto importante para a saúde dos colaboradores?

800 533 Bruno Dolbeth
  • 0

A pandemia do coronavírus (COVID-19) desafiou os colaboradores a equipar as suas casas com as ferramentas necessárias para realizar o seu trabalho com segurança, e é importante que essa mudança salvaguarde a sua saúde mental e física.

O teletrabalho pode ter um impacto na segurança e saúde ocupacional dos teletrabalhadores. Dores ou lesões na lombar e cervical, lesões nos punhos, ombros e joelhos, são algumas das consequências que este formato de trabalho pode implicar na saúde destes.

Assim, devem estar cientes dos riscos associados ao teletrabalho e enfrentá-los implementando medidas preventivas e de controlo adequadas, de modo a evitar o aparecimento destas patologias.

Deixamos agora algumas dicas, destinadas a garantir a saúde e o bem-estar ocupacionais dos seus colaboradores.

Trabalhar num escritório apropriado (idealmente) e, caso isso não seja possível, recriar um espaço de trabalho onde o colaborador possa trabalhar. Isto é importante por diferentes razões:

1- Permite que o colaborador esteja isolado acústica e visualmente, facilitando a concentração e minimizando as distrações.
2- Contribui para manter uma fronteira entre trabalho e vida pessoal. É uma maneira simbólica de estabelecer uma divisão entre essas duas esferas: sair da sala significa sair do trabalho.
3- Promove uma melhor, mais eficiente, precisa e saudável execução de tarefas.
4- Previne adoção de posturas incorretas, o que consequentemente, previne o aparecimento de lesões musculo-esqueléticas.

Mas o que podemos fazer para prevenir as dores nas costas e no pescoço?

A dor na coluna é um problema de saúde comum. Porém, muitas vezes pode ser evitada, uma vez que esta pode ser resultado da acumulação de erros de postura.

Tente evitar:
1- Sentar sem estar direito
2- Carregar malas pesadas apenas com uma mão
3- Ter excesso de peso
4- Estar muitas horas seguidas sentado, o que acontece, sobretudo, no teletrabalho pois passamos o dia inteiro sentados à secretária
5- Viver sob stress constante

Quando não está associada a nenhuma patologia, mas sim a erros do quotidiano que nos fazem não defender as nossas costas, a dor na coluna pode ser constante.

Para evitar dorsalgias e outras dores nesta região, comece por adotar novos hábitos:

  • Fazer alongamentos – Isto irá aliviar a tensão acumulada nas diversas regiões das costas e cervical, promovendo um relaxamento muscular;
  • Evitar estar muito tempo sentado – Deste modo, o retorno venoso e o aporte sanguíneo aos músculos será diminuído, bem como provocar uma compressão nos discos intervertebrais, o que irá originar dores na coluna vertebral.
  • Andar a pé sempre que possível – Isto cria movimento corporal global, contribuindo para um maior aporte de oxigénio ao corpo e consequente prevenção de lesões músculo-esqueléticas.
  • Levantar pesos fazendo força nas pernas (fletindo-as), e não nas costas – O que previne o aparecimento de patologias na coluna vertebral, mais especificamente hérnias discais ou discopatias.
  • Sentar mantendo a coluna direita e encostada às costas da cadeira, fazendo um ângulo de 90° – Manter estas diretrizes irá promover um alinhamento correto de todas as articulações.
  • Fazer pausas se estiver muito tempo sentado, levantar de hora em hora e fazer alongamentos – Isso irá estimular as fibras musculares e potenciar o relaxamento muscular, aumentando a concentração no retorno ao trabalho.
  • Praticar exercício físico regularmente, como pilates, exercício cardiovascular ou caminhadas – Deste modo irá manter o seu peso e reforçar o corpo a nível muscular. Isto irá manter a capacidade de adotar posturas mais corretas ao longo do dia.
Dica de tratamento:

Em caso de dores nas costas, uma combinação de frio e quente pode ter um efeito calmante. Aplicar gelo ou compressas frias na zona afetada é uma boa sugestão. O frio ajudará a reduzir a inflamação.

Um ou dois dias depois, recomendamos aquecer a área de dor com, por exemplo, uma botija de água quente. O calor terá um efeito analgésico e anti-inflamatório.

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.