Qual o Porquê do Employer Branding ser indispensável nas empresas?

1024 543 Bruno Dolbeth
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A visão mais comum nas empresas é a de que em “Primeiro lugar vêm os clientes” … Mas quem deverá vir realmente em primeiro não serão os seus Colaboradores?

A Google,

é um dos melhores exemplos de Employer Branding.

A empresa é conhecida como um dos melhores lugares para trabalhar derivado à sua cultura extremamente positiva: Para além de oferecer um bom ambiente de trabalho, ainda oferece inúmeras regalias aos seus colaboradores pois no fundo acredita que se os seus colaboradores estiverem felizes e satisfeitos os mesmos terão os melhores resultados e a empresa só terá a ganhar com isso.

Por isto é que todos os anos, mais de 2,5 milhões de pessoas submetem a sua candidatura na esperança de poder ocupar um lugar naquela que é das melhores empresas para trabalhar a nível mundial.

Mas o que é o Employer Branding ?

Employer Branding envolve usar um conjunto de ações entre os colaboradores da sua empresa para promover níveis de Bem-Estar, Engajamento e Retenção maiores.

Para ter clientes engajados e interessados nas nossas marcas precisamos de, em primeiro lugar, garantir o envolvimento dos colaboradores com a proposição de valor da empresa. Afinal, são eles que estão na linha de frente, são eles que materializam junto dos nossos clientes o valor acrescentado desses mesmos clientes trabalharem connosco, certo?

Contudo, da mesma forma que acontece com os clientes finais de qualquer empresa, não é nada fácil obter defensores internamente.

Numa tradução livre, podemos dizer que Employer Branding, é a sua reputação como empregador. Geralmente o conceito é associado ao sucesso das empresas na atração e no recrutamento de talentos, mas o ideal é pensar nele também no caso da retenção.


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Ainda não está convencido do potencial do Employer Branding? Deixamos aqui uma lista dos seus benefícios:

Atração e retenção dos melhores talentos – Um forte Employer Branding pode influenciar os melhores candidatos a candidatarem-se à sua empresa, pois estes conseguem perceber se se identificam com a cultura da empresa. Certifique-se que a sua empresa mostra uma boa imagem para quem a pesquisa online, seja através das redes sociais ou outras plataformas.

Redução dos custos com recrutamento – Uma boa estratégia de Employer Branding estima uma redução de 50% nos custos de contratação, dinheiro que pode poupar para investir por exemplo, em formação.

Faça dos seus colaboradores os seus melhores promotores – Se os seus colaboradores estiverem felizes e motivados com a sua empresa, irão passar essa mensagem não só a futuros candidatos, mas também aos seus clientes.

Maior produtividade dos colaboradores – Todos sabemos que se estivermos satisfeitos com o nosso trabalho, estamos mais motivados e isso vai influenciar positivamente o nosso desempenho.

Aumento das vendas – Por consequência do aumento da produtividade dos colaboradores, é certo que a vendas irão aumentar e a empresa terá mais lucro.

Em 2015 o LinkedIn,

realizou uma pesquisa que mostrou que 75% das pessoas que procuram emprego na plataforma pesquisam sobre a empresa antes de enviar a sua candidatura. Isto leva-nos a pensar no quão importante é à priori que a sua empresa tenha uma imagem e reputação positivas face aos olhos do potencial empregado. Não ter uma imagem positiva provavelmente significará um processo bem mais difícil no recrutamento de candidatos bem qualificados, como também em reter os seus colaboradores.

Saiba como transformar a sua empresa em uma comunidade: 

Os seus colaboradores devem ser os primeiros a acreditar naquilo que a sua empresa faz, na visão que a mesma tem e mais do que tudo nos valores que partilha. Ao acontecer existirá um espírito de cooperação, de identificação, de confiança e de motivação para com a sua organização. A empresa deixa de ser um conjunto de números e passa a ser uma pessoa, uma pessoa, que os seus colaboradores passam a querer ajudar e a estar prontos para sustentar e elevar a empresa sempre e quando necessário.

Agora que já sabe dos benefícios, aposte na criação sua estratégia de Employer Branding e seja uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. 

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Bibliografia

Curi, R. P. (Novembro de 2017). Employer branding: entenda o conceito e como ele impacta seus colaboradores! Obtido de Rockcontent: https://rockcontent.com/blog/employer-branding/

Employer branding: como aplicar esse conceito? (Abril de 2019). Obtido de BLOG As melhores práticas de recrutamento: http://www.kenoby.com/blog/employer-branding/

Employer Branding: Principais Vantagens. (Outubro de 2016). Obtido de Alerta Emprego: https://blog.alertaemprego.pt/porque-deve-apostar-employer-branding-e-como-faze-lo/

Por que sua agência deve ter uma estratégia de employer branding. (Outubro de 2018). Obtido de Resultados Digitais: https://resultadosdigitais.com.br/agencias/o-que-e-employer-branding/

 

 

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

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