Dicas da Especialista: Manter um estilo de vida ativo e saudável 

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Este é o terceiro tema da rubrica ‘Gerir a saúde mental e emocional em tempos de COVID-19’.

 

Esta é uma rubrica que pretende, oferecer um conjunto de dicas sugeridas pela nossa psicóloga especialista Joana Sousa, que podem ajudar os seus colaboradores a lidarem com a situação de isolamento e distanciamento social, de forma a serem capazes de gerir melhor as suas emoções, pensamentos e atitude perante a atualidade em que vivemos.

As dicas focam 7 temáticas distintas que serão partilhadas ao longo das semanas. Estas são:

1. Manter um pensamento positivo em pleno surto
2. Evitar emoções negativas e comportamentos tóxicos
3. Manter um estilo de vida ativo e saudável
4. Manter a rotina de trabalho
5. Levar este período com humor e leveza
6. Investirmos em nós
7. Coisas para fazer durante a quarentena
 

As segundas dicas referentes ao tema ‘Evitar emoções negativas e comportamentos tóxicos’ já estão disponíveis, e pode consultá-las aqui!

 

As dicas desta semana abordam o tema: Manter um estilo de vida ativo e saudável

 

Continue a ler ou conheça agora a solução personalizada que criámos para a sua empresa de forma a proteger a saúde mental e emocional dos seus colaboradores: Saiba mais aqui!

 

Dicas de Gestão da Saúde Mental e Emocional
Tema #3: Manter um estilo de vida ativo e saudável

 

Manter uma alimentação saudável e ingerir bastantes líquidos para uma boa hidratação

Optar por manter uma alimentação saudável e equilibrada, com alimentos de boa qualidade nutricional, que fortaleçam o nosso sistema imunitário, e que contribuam para o nosso bem-estar, mostra-se fundamental na preservação e cuidado da nossa saúde, quer física, quer mental.

O mesmo acontece com a hidratação, ingerir bastantes líquidos ao longo do dia (desde água, chá, sumos naturais), poderá ajudar no restabelecimento da hidratação do nosso corpo. Evite beber bebidas gaseificadas, açucaradas e café em excesso.

Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, reduzir hábitos tabágicos e não consumir drogas

Lembrem-se que as bebidas alcoólicas, o tabaco e as drogas não irão fazer com que os problemas desapareçam, nem nos vão ajudar a lidar de melhor forma com as nossas emoções. Bem pelo contrário.

Praticar exercício físico, para cuidar do corpo e da mente

O isolamento e a quarentena recomendados para contenção desta pandemia, não deverão ser encarados de forma sedentária, nem serem motivo de tal coisa. Mantermo-nos ativos neste período de recolhimento, permite que cuidemos da nossa saúde, não só física, como também mental, ajudando no controlo de ansiedade e redução de stress, bem como na gestão das nossas emoções, muitas vezes oscilantes, neste período de isolamento que sabemos não ser fácil.

Estamos todos alerta para as questões de prevenção e preservação da saúde, com a vinda desta doença. No entanto, não devemos descurar da preservação da nossa saúde mental, algo que, com o passar de muitos dias em isolamento em casa, em conjugação com o distanciamento social, com a mudança de hábitos e rotinas, se torna, cada vez mais complicado de gerir.

Cuidarmos de nós e da nossa saúde mental, é fundamental numa altura como esta. Existem imensas aplicações e plataformas que disponibilizam exercícios, planos de treino e aulas virtuais. Muitos ginásios estão a disponibilizar aulas online gratuitas, de várias modalidades e sem qualquer tipo de custo. Mesmo não tendo material de ginásio específico em casa, podemos usar a nossa imaginação!

Utilizar garrafas e garrafões de água, uma toalha de banho, um tapete mais confortável e que diminua o impacto do corpo com o chão, uma cadeira com um bom apoio, entre outras coisas que poderão ser utilizadas! Yoga, Body Pump, treino funcional, Hiit, Pilates, Dança! Basta equipar e escolher! Mantermo-nos ativos, mesmo em casa, fará como que nos sintamos melhor, mais motivados, positivos e com mais energia para enfrentarmos os nossos dias.

Qualidade de sono

É fundamental ter um sono saudável, de qualidade e em tempo suficiente, de modo a conseguirmos descansar devidamente. Ter bons hábitos de sono, irá permitir que se sinta com mais energia, menos ansiedade, menos irritação, maior concentração e abertura para abraçar o dia de uma forma mais positiva.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e que consiga preservar a integridade da saúde física e, principalmente, mental dos seus colaboradores!

 

As próximas dicas abordam a temática:
Manter a rotina de trabalho | Fique atento!

 

 

 

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

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