Dicas práticas para aprender a gerir o stress do trabalho

724 483 Bruno Dolbeth
  • 0

Todas as pessoas, em algum momento do seu percurso profissional, sentiram a pressão do stress derivado do trabalho. A verdade é que qualquer trabalho pode fazer-nos sentir stressados a certo ponto, mesmo se formos apaixonados pelo que fazemos.

A curto prazo, esta pressão pode atingir-nos de uma forma desafiadora, instigando-nos para cumprir um prazo por exemplo. No entanto, quando esta pressão se torna recorrente, as suas consequências podem ser avassaladoras e totalmente prejudiciais para a saúde física e emocional. Infelizmente, este stress a longo prazo é muito comum.

Um estudo realizado em 31 países europeus pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, apurou que em Portugal, a taxa de incidência de Stress no trabalho foi de 59%. Nesse estudo, Portugal foi considerado o 7º país europeu com maior prevalência de stress no trabalho.

As razões apontadas pelos portugueses para o stress derivado do trabalho são:

Horas/volume de trabalho
Reorganização do trabalho ou insegurança no trabalho
Falta de apoio por parte dos colegas e chefias
Intimidação ou o assédio no trabalho
Falta de clareza nas funções e responsabilidades
Falta de oportunidade de gerir a sua forma de trabalhar
Efeitos do stress prolongado

O stress derivado do trabalho não desaparece quando voltamos para casa ao final do dia. Quando este persiste, pode afetar a nossa saúde e bem-estar físico e mental.

Um ambiente de trabalho stressante pode contribuir para problemas como dor de cabeça, distúrbios do sono, mau humor e dificuldade de concentração. O stress crónico ou prolongado pode resultar em ansiedade, insónia, pressão alta e sistema imunitário enfraquecido. Este também pode contribuir para condições de saúde mais graves como depressão, obesidade e doenças cardiovasculares.

Para agravar esta condição, as pessoas que sofrem de stress excessivo costumam lidar com ele de formas prejudiciais, como comer em demasia, comer alimentos cheios de açúcares e gorduras, ou abusar no consumo de tabaco, álcool e drogas.

O stress que interpretamos muitas vezes com leveza, pode de facto descontrolar-se e tomar proporções imensas que podem ter consequências brutais para a nossa saúde e bem-estar em geral.

De facto, nem sempre podemos evitar as tensões que ocorrem no trabalho. No entanto, podemos tomar medidas para aprender a gerir o stress e assim, preservarmos a nossa saúde física e mental.

Deixamos algumas ideias de como colocar isto em prática:

Comece o seu dia com o pé direito

Depois da luta para levar as crianças à escola, lidar com o trânsito infernal, e engolir o pequeno-almoço em vez de um tomar calmamente, muitas vezes chegamos ao trabalho já stressados. Isto torna-nos na verdade, mais reativos ao stress no local de trabalho.
Quando fazemos um planeamos do dia, conseguimos pequenos feitos como tomar um pequeno-almoço saudável com tempo, isto é meio caminho para começar o dia com uma atitude positiva, e acredite que assim lidamos com o stress do trabalho mais facilmente.

Esteja ciente das responsabilidades inerentes ao seu trabalho

Um fator conhecido por contribuir para o esgotamento dos colaboradores são os requisitos e responsabilidades pouco claras. Se não sabemos exatamente o que é esperado de nós, ou se os requisitos para a nossa função mudarem constantemente sem aviso prévio, isto poderá deixar-nos extremamente stressados.
Aqui é importe que conversemos com um supervisor, o resultado desta poderá aliviar o stress das suas partes!

Fique longe de conflitos

O conflito afeta a nossa saúde física e emocional. Por vezes, pode ser difícil fugir dos conflitos entre colegas de trabalho, por isso uma boa ideia é evitá-los ao máximo.
Quando possível, tente evitar pessoas que não trabalham bem com outras. Se o conflito nos atingir, saber como lidar com ele adequadamente é importante. Habilidades eficazes de resolução de conflitos são essenciais para reduzir o stress nos relacionamentos no trabalho.

Organização é chave

Para pessoas que sejam naturalmente desorganizadas, fazer um planeamento das tarefas com antecedência, pode diminuir bastante o stress no trabalho. Organizarmos o nosso tempo significa menos pressa, menos atrasos e menos agitação para sair no final do dia.
Mantermo-nos organizados significa também evitar os efeitos negativos da desordem e sermos mais eficientes no nosso trabalho.

Sinta-se confortável

Outro fator stressante no trabalho é o desconforto físico, geralmente relacionado com o local onde desempenhamos a maioria das tarefas do nosso trabalho. Se a cadeira onde nos sentamos diariamente for extremamente desconfortável, eventualmente teremos dores nas costas e no pescoço, o que nos torna mais reativos ao stress.
Mesmo pequenas coisas como o ruído do escritório, podem ser perturbadoras e causar sentimentos de frustração. Procurar criar um espaço de trabalho silencioso, confortável e relaxante é essencial nos sentirmos menos stressados.

Faça uma caminhada à hora de almoço

Muitas pessoas sentem os efeitos negativos de levar um estilo de vida sedentário no trabalho. Podemos combater os efeitos físicos e mentais do stress no trabalho, exercitando-nos na hora do almoço.
Se a agenda permitir, tentar fazer pequenos intervalos de exercícios durante o dia, pode ajudar a melhorar o humor e a recarregar baterias.

Mantenha o perfecionismo sob controle

Ser perfecionista pode causar-nos problemas. Podemos não ser capazes de fazer tudo perfeitamente sempre – especialmente num trabalho exigente e a um ritmo frenético. Uma boa estratégia para evitar a armadilha do perfecionismo é esforçarmo-nos para darmos o nosso melhor e reconhecermos o nosso esforço. Desta forma os resultados irão melhorar e o stress será mais controlado.

Oiça música no regresso a casa

Ouvir música oferece muitos benefícios e pode ser uma maneira eficaz de aliviar o stress antes, durante e depois do trabalho. Ouvir uma música animada pela manhã pode ajudar a começar o dia de bom humor. Da mesma forma, combater o stress de um longo dia de trabalho ouvindo a nossa música preferida no caminho para casa pode ajudar a relaxar, e a sentirmo-nos menos stressados, evitando assim trazer os problemas do trabalho para casa.

 

Esperamos que tenha gostado destas dicas e que as ponha em prática! Já que não pode evitar o stress diário, pelo menos pode mudar a forma como encara e reage perante esses momentos. Quando se propuser a colocar em prática estas estratégias ou outras que lhe façam sentido, trará mais paz à sua mente 😉
Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.