Estamos a promover a saúde mental das nossas equipas?

1024 683 Bruno Dolbeth
  • 0

A saúde mental é uma parte fundamental do bem-estar, e a base para uma vida mais feliz, saudável e produtiva.

O relatório Health at a Glance 2018, sobre a prevalência da saúde mental nos países europeus, concluiu que em 2016, mais de 1 em cada 6 pessoas tiveram problemas de saúde mental. Quase 84 milhões de habitantes da União Europeia sofreram de problemas mentais nesse ano.

Nesse ano, 18.4% da população portuguesa afirmou sofrer de perturbações mentais. Estes dados posicionaram Portugal como o 5º país europeu com maior prevalência de doenças mentais (IHME, 2016).

Ansiedade e Depressão, são as perturbações mentais que mais afetam a saúde mental dos portugueses, evidenciou também o estudo.

Mas afinal o que é a saúde mental e o que são doenças mentais?

A Organização Mundial de Saúde (OMS), define saúde mental como ‘um estado de bem-estar em que o indivíduo é consciente das suas próprias habilidades, é capaz de lidar com o stress normal do dia-a-dia, trabalha de forma produtiva e frutífera, e tem a capacidade de contribuir para sua comunidade.

Já doenças mentais compreende-se como, perdas na saúde mental devido a um transtorno mental. Os problemas de saúde mental abrangem inúmeras doenças, incluindo transtornos como ansiedade e depressão leve ou moderada, transtornos do uso de drogas e álcool, e transtornos graves, como depressão grave, transtornos bipolares e esquizofrenia.

Alguns destes podem afetar os indivíduos por apenas um curto período de tempo, enquanto outros afetam os indivíduos a vida toda.

Que fatores estão a afetar a saúde mental das pessoas?

Problemas de saúde mental muitas vezes resultam de uma complexa interação de muitos fatores. Fatores estes genéticos, sociais e económicos, e que podem ser provocados ou agravados por fatores comportamentais, como abuso de álcool e drogas, pobreza, dívidas e traumas.

A OMS, defende que fatores relacionados com o trabalho, também podem influenciar a saúde mental das pessoas.

Um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental, uso prejudicial de substâncias ou álcool, absentismo e perda de produtividade.

Quais os fatores de risco do ambiente de trabalho que prejudicam a saúde mental dos colaboradores?

A maioria destes riscos estão relacionados às interações entre o tipo de trabalho, o ambiente e liderança organizacional, as habilidades e competências dos colaboradores, e o apoio disponível para os colaboradores desempenharem seu trabalho. Conheça agora alguns destes fatores:

• Políticas inadequadas de saúde e segurança
• Más práticas de comunicação e gestão
• Participação limitada ou baixa na tomada de decisões
• Falta de apoio aos colaboradores
• Horários de trabalho inflexíveis
• Tarefas ou objetivos organizacionais pouco claros

Estamos a promover saúde mental nas empresas?

A saúde mental dos colaboradores é vista por muitos líderes de empresas como algo que está fora da sua responsabilidade/gestão/controlo, devendo esta ser gerida individualmente.

Mas a verdade é, a forma como os colaboradores se sentem, pensam e se comportam, irá influenciar diretamente o seu desempenho no trabalho, e nas relações que estabelecem com os seus colegas.

Um colaborador que não esteja mentalmente saudável, é inevitável que ao longo do tempo apresente falhas recorrentes na execução das suas tarefas, e demonstre alterações no humor afetando assim, o bom ambiente de trabalho, e a longo prazo, acabe por faltar.

Sabendo que esta é a realidade de milhões de colaboradores, os custos na perda de produtividade e no absentismo são inevitavelmente absurdos.

Em Portugal estima-se que todos os anos, as perdas geradas por absentismo causado por problemas psicológicos rondam os 329 milhões de euros.

O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues revelou – “A perda de produtividade gerada pelo absentismo causado por problemas de saúde psicológica pode custar às pequenas e médias empresas, cerca de €212 milhões por ano e às grandes empresas €117 milhões.”

Acreditamos que os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais têm maior probabilidade de reduzir o absentismo, aumentar a produtividade e beneficiar dos ganhos económicos associados.

Os estudos demonstram que, por cada euro investido em intervenções e na dinamização da saúde mental no trabalho, pode haver um retorno de oito a nove euros.

Ajudar os colaborares a melhorar a sua saúde mental pode ser um dos passos mais importantes que os líderes podem dar para melhorar não só o bem estar destes, como também a saúde e sucesso de toda a organização.

Como pode criar na sua empresa, um ambiente positivo para a saúde mental dos seus colaboradores?

Há inúmeras estratégias que as empresas podem implementar para promover a saúde mental das suas equipas. Deixamos algumas sugestões!

1. Sensibilizar os seus líderes seniores e gestores de departamento para a importância de promoverem a saúde mental das suas equipas. Educá-los para reconhecerem os sinais de alerta dos problemas mentais e treiná-los para darem resposta aos mesmos, pode ser um primeiro passo.
2. Disponibilizar a todos os funcionários ferramentas de promoção da saúde mental baseadas em evidências. Promova por exemplo, workshops de gestão de stress dados por um terapeuta especializado, ou tenha à disposição um serviço de consultas de psicologia.
3. Realizar questionários ou rastreios de saúde mental para os seus colaboradores, de forma conseguir planear e executar estratégias e políticas ajustadas para promover programas de saúde mental no local de trabalho.
4. Envolver os funcionários na tomada de decisões, transmitindo um sentimento de controle e participação
5. Promover práticas organizacionais que apoiem um equilíbrio saudável entre vida profissional e familiar
6. Desenvolver programas para o desenvolvimento de carreira dos colaboradores
7. Reconhecer, parabenizar e recompensar o bom trabalho dos seus funcionários

É extremamente importante valorizar a saúde mental e o bem-estar como ativos essenciais da sua organização. Cuide dos seus colaboradores e eles cuidarão da sua empresa.
Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.