Mindfulness no escritório: Quais as principais vantagens?

992 762 Bruno Dolbeth
  • 0

A correria e o Stress existentes nos ambientes laborais modernos pode promover a existência de acontecimentos e de emoções tóxicas.

Atualmente os grandes líderes empresariais mundiais recorrem a práticas de Mindfulness que ensinam os seus colaboradores a pensar de forma mais saudável e menos Stressante. Se quiser saber mais sobre Mindfulness pode consultar o nosso artigo Descubra porque é que os grandes líderes mundiais praticam Mindfulness.

Em suma, o Mindfulness ajuda a reprogramar a mente e a aumentar o grau de consciencialização da existência de padrões de comportamento destrutivos e de emoções e reações tóxicas, e consequentemente, ajuda os colaboradores a identificá-los, reconhecê-los, e, a evitar que os mesmos “corram” pelo seu quotidiano afora “desenfreados”.

Conheça agora os efeitos práticos que o Mindfulness pode trazer à vida dos seus colaboradores e, consequentemente, ao escritório da sua empresa. Praticar Mindfulness:

Melhora a atenção e a capacidade de foco

Atenção é uma habilidade fundamental, no entanto, existem diversas pesquisas a sugerir que as pessoas pensam em algo diferente daquilo que estão a fazer durante quase a metade do seu tempo.  O Mindfulness Training pode ajudar os colaboradores a estabilizarem a atenção, e, com o tempo e a prática, pode mesmo ajudá-los a impedir que a sua mente divague.

Esta capacidade pode ser-lhes muito útil para conseguirem lidar com as distrações internas e externas existentes nos locais de trabalho. Conseguir focar a atenção por um período de tempo mais longo melhora a “fluid intelligence”, promove a habilidade de “to think outside the box” e presenteia os colaboradores com uma sensação de autorrealização e de Bem-Estar.

Promove a autorregulação do comportamento

O Mindfulness estimula os colaboradores a estarem conscientes das suas respostas automáticas quando vivem situações de stress e a recuperar a sua capacidade de ponderação e escolha, capacidade que pode ser-lhes extremamente útil no desenvolvimento da sua capacidade de lidar com cenários de trabalho desafiantes.

O Center for Compassion and Altruism Research and Education da Stanford University desenvolveu o protocolo Compassion Cultivation Training que teve como principal recurso a prática de meditação. Após testá-lo concluiu que as práticas de meditação formal realizadas durante a ativação do protocolo estavam associadas a um aumento do sentimento de compaixão pelos outros.

Uma maior autorregulação comportamental fomenta melhorias no desempenho profissional, mas também, promove uma melhoria da regulação do próprio comportamento no que respeita à prática de hábitos saudáveis, como por exemplo, conseguir manter uma alimentação saudável e regrada ou manter a motivação para praticar exercícios físicos.

Aumenta a inteligência emocional

Existem diversas investigações empíricas a concluir que ao aumentar a autoconsciência e a capacidade de gerir situações e emoções angustiantes o Mindfulness aumenta a inteligência emocional.

Segundo o estudo empírico Alterations in Brain and Immune Function Produced levado a cabo pela Mindfulness Meditation, a meditação chega até mesmo a aumentar a atividade do lado esquerdo anterior do nosso cérebro que está associado à redução da ansiedade e é responsável pela atividade cerebral que nos ajuda a recuperar mais rapidamente dos abalos emocionais com que temos de lidar.

Peça uma sessão demonstrativa gratuita de Mindfulness na sua empresa em: Sessão gratuita Mindfulness 

Aumenta a produtividade

Uma observação levada a cabo com gerentes de nível médio, em ambiente corporativo, que foram aleatoriamente escolhidos para testar os efeitos do Mindfulness na produtividade dos colaboradores demonstrou que após a prática de Mindfulnes os gerentes elegidos passaram a apresentar: estilos de trabalho mais eficazes, melhores avaliações do seu desempenho por parte dos empregadores, maior satisfação no trabalho, intervenções mais fortes e sustentáveis na atenuação do stress no trabalho e menor sofrimento psicológico.

Reduz o absentismo laboral

Mais uma vez, um outro teste piloto, observou pacientes que usufruíam de baixa médica para testar os efeitos do Mindfulness na recuperação da saúde. Em relação a dois grupos de controlo, os enfermos que praticaram Mindfulness apresentaram uma redução significativa dos sintomas de Stress por comparação aos participantes que não o haviam feito.

E, finalizado o programa de Mindfulness de oito semanas, 67% dos praticantes de Mindfulness regressaram ao seu trabalho, enquanto apenas 36% dos participantes do grupo de controlo que apenas usufruiu de tratamento médico normal, e, apenas 24% dos participantes do grupo de controlo que permaneceu em lista espera, o fizeram.

Ainda dúvida dos benefícios que as práticas de Mindfulness podem trazer aos seus colaboradores e à sua empresa?

Solicite uma demonstração gratuita de uma sessã Mindfulness na sua empresa: Sessão demonstrativa 

 

AUTHOR

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.