Nova tendência: Promover saúde nos locais de trabalho

1024 450 Bruno Dolbeth
  • 4

A Agência Europeia para a Saúde e Segurança no Trabalho relatou que, o investimento numa boa política de segurança e saúde no trabalho, pode proporcionar uma rentabilidade de 12:1 (um benefício de 12 euros por cada euro investido).

Nos últimos anos, tem-se olhado para o local de trabalho como um espaço fundamental para a promoção de saúde, e que ações neste âmbito podem tornar os colaboradores mais produtivos.

Então, temos de perceber que colaboradores mais felizes e saudáveis tendem a ter um melhor desempenho, comparativamente a outros colaboradores cujas organizações não promovam uma cultura de saúde e bem-estar nas suas empresas. Isto é importante pois, não há muito tempo, acreditava-se que os programas de promoção de saúde nas empresas eram um gasto, um desperdício de dinheiro, e não um investimento com retorno para o negócio.

O panorama é este, as pessoas passam 1/3 ou mais do seu dia no trabalho, muitas vezes passam horas sentados, o volume de trabalho é imenso e o incentivo que é dado é escasso, não se tem tempo para nada. Agora multiplicamos isto por meses e anos, o resultado não pode ser bom. Lesões derivadas dos movimentos repetitivos e das más posturas vão surgir, perdemos performance porque o cansaço e a falta de motivação para desempenhar as tarefas sobrepõem-se. Estamos stressados com prazos e, porque o trabalho não acaba, saímos de casa já com vontade de voltar, ficamos doentes, fisicamente ou mesmo psicologicamente, e tudo isto é demasiado.

A força de trabalho fica cansada, insatisfeita, não cumpre os standarts, erra mais, produz menos, é economicamente menos ativa, há mais rotatividade de pessoal, e o empregador perde e perde bastante por não estimar os seus colaboradores.

Colaboradores que se sintam valorizados, motivados e saudáveis, são muito mais produtivos e ‘vestem a camisola’ pela empresa!

“Cuide dos seus colaboradores e eles irão cuidar da sua empresa”Richard Branson

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.