Positive News by Workwell #2: A alimentação pode ajudar no combate do COVID-19?

792 528 Bruno Dolbeth
  • 0

O Coronavírus tem tido um impacto absoluto nas comunidades a uma escala mundial, e muitas pessoas questionam-se sobre o que podem fazer para se manterem saudáveis.

Lavar as mãos frequentemente, isolamento em casa e uma boa higiene diária são as medidas preventivas indispensáveis, mas também é importante que nos mantenhamos saudáveis. Alguns estudos demonstram, que incluir certos alimentos na nossa alimentação pode ajudar a reforçar o nosso sistema imunitário e assim, combater não só gripes e constipações como também, ajudar numa potencial resposta a este vírus em caso de contágio.

Deixamos uma lista de alguns alimentos que pode incluir nas suas refeições e que irão ajudar a dar um boost no seu sistema imunitário:

 

Brócolos e Espinafres

Os verdes como espinafres e brócolos são conhecidos como super-alimentos que nos ajudam a proteger o sistema imunitário.
Os espinafres não só contém muitos nutrientes essenciais, como têm um alto teor de antioxidantes como vitamina C, E, e Beta caroteno – um antioxidante que fortalece o nosso sistema imunitário, aumentando a sua capacidade de combater infeções.

Os brócolos são um alimento que nos oferece vitamina A, C, E e ainda outros antioxidantes, por isso é considerado um dos alimentos básicos para quem quer reforçar as defesas.

Citrinos

Laranjas, kiwis, toranja, limão, tangerinas, todas elas são conhecidas frutas cítricas com excelente teor de vitamina C. Esta vitamina potência a produção de glóbulos brancos que têm como função, produzir ou capturar anticorpos para combater e eliminar microrganismos não desejados pelo organismo.

Assim, incluir estas frutas nas suas refeições é estar a proteger o seu sistema imunitário.

Pimento Vermelho

Como os citrinos, o pimento vermelho também é uma ótima fonte de vitamina C, e por isso, um amigo do sistema imunitário. Pode usá-lo em saladas, como snack, ou na preparação de inúmeros pratos 😊

Alho

Este básico da cozinha, para além de dar sabor às receitas ainda tem inúmeros benefícios para a saúde. Há muito que se considera este alimento como um forte aliado no combate de infeções, por conter na sua propriedade Alicina, uma substância química caracterizada pela sua capacidade anti-inflamatória e até antioxidante.

Gengibre

É comum vermos este alimento presente em sumos naturais, chás e como tempero para quem gosta de dar um travo picante e asiático à comida. Para além disso, o gengibre também tem benefícios para a saúde pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Chá verde

O chá-verde contém Epigalocatequina galato (EGCG), um tipo de Catequina (fito nutriente) que tem uma forte ação antioxidante, o que ajuda no reforço do sistema imunitário.

Alimentos fermentados

Os alimentos fermentados contêm probióticos que são micro-organismos vivos, cuja ingestão traz inúmeros benefícios para a saúde. Bom funcionamento da flora intestinal, redução dos níveis de inflamação, e aumento da imunidade através da produção de células imunitárias, são alguns dos benefícios destes alimentos.

Exemplos de alimentos fermentados são: iogurtes e leites fermentados, kefir e sopa miso.

Batata doce

A batata doce é presença assídua nas listas de compras e também é uma aliada no reforço do nosso sistema imunitário. Este alimento é rico num antioxidante já falado: O Beta caroteno.

Este não só participa no fortalecimento do sistema imunitário como também ajuda na defesa contra algumas doenças infeciosas.

 

Amêndoas e sementes de girassol

Estes dois alimentos são grandes fontes de vitamina E, magnésio, e fibra, e têm muitas propriedades antioxidantes.

Inclua-os nos seus snacks ou nas suas saladas e tire partido dos seus benefícios para proteção do seu sistema imunitário.

 

 

A alimentação pode ajudar no combate a este virus em caso de contágio, mas não se esqueça de seguir todas as recomendações oficiais, sugeridas pelas autoridades para a prevenção do Covid-19.

Proteja-se a si e aos outros!

 


Bibliografia

Medical News Today. (s.d.). The best foods for boosting your immune system. Obtido de Medical News Today: https://www.medicalnewstoday.com/articles/322412#which-foods-boost-the-immune-system

Physicians Committee for Responsible Medicine. (13 de Março de 2020). Foods To Boost the Immune System. Obtido de Physicians Committee for Responsible Medicine: https://www.pcrm.org/news/blog/foods-boost-immune-system

Robinson, J. (10 de Setembro de 2018). 16 Foods That Boost Your Immune System . Obtido de WebMD: https://www.webmd.com/cold-and-flu/ss/slideshow-immune-foods

Schend, J. (16 de Janeiro de 2019). 15 Foods That Boost the Immune System. Obtido de Healthline: https://www.healthline.com/health/food-nutrition/foods-that-boost-the-immune-system#poultry

 

 

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.