Quizz “Quem Quer ser Saudável” – Qual é a real educação que os seus colaboradores têm em relação à sua saúde e bem-estar?

1024 683 Bruno Dolbeth
  • 0

Durante a nossa presença na Expo RH 2019 realizamos um Quizz Interativo “Quem quer ser saudável” com o prémio de um mês de Ginástica Laboral Gratuita para a empresa vencedora.

Queremos desde já deixar o nosso agradecimento a todas as empresas participantes:

Às empresas participantes: Fnac, CM Lisboa, Marinha Portuguesa, Closet, Polivalor, Acuni, Promod, Bet, Crédito Agrícola, Holiday Inn, Montepio, BPI e Generation.

E à empresa vencedora: Ascenza, Representada por Ana Primo, que obteve a maior pontuação, permitindo assim que os seus colaboradores usufruam de todos os benefícios das sessões ginástica laboral.

O grande objetivo desta iniciativa foi conseguir perceber qual o nível de  educação dos colaboradores sobre o tema da saúde e bem-estar.

Num mercado de trabalho exigente, competitivo e stressante, a educação dos colaboradores é fundamental e assume um papel de diferenciação nas empresas. De facto, as pessoas são mais produtivas, focadas e motivadas, quando estão saudáveis e felizes no local de trabalho.

Acreditamos que a saúde deve ser base do desenvolvimento económico e organizacional e só com esta premissa conseguiremos pessoas, empresas e sociedades mais saudáveis e sustentáveis. Para tal, é preciso que exista uma educação para a saúde e estilos de vida saudável para assim os resultados de saúde serem mais positivos, mais eficazes e duradouros ao longo do tempo.

Neste sentido, desafiamos vários colaboradores a porém à prova os seus conhecimentos de saúde.  Das várias perguntas destacamos uma sobre alimentação e as várias denominações do açúcar, onde a taxa de respostas erradas foi muito grande.

A baixa taxa de sucesso nesta questão é indicativa da necessidade de um maior conhecimento, sob pena de fazermos escolhas menos acertadas e com consequências para a nossa vida e bem estar.

Outra questão com uma taxa de respostas erradas elevada e que merece reflexão é a quantidade de exercício recomendado semanalmente para uma vida mais saudável e plena. A OMS recomenda que um adulto acumule pelo menos 150 minutos de atividade física  de intensidade moderada por semana, ou 75 minutos de atividades vigorosas.

Consulte a oferta de eventos de Bem Estar e Saúde da Workwell para 2019: Ir para calendário de eventos 2019

Mais uma vez, a falta de conhecimento  pode levar a escolhas desajustadas e neste caso específico, a que não se atinja a quantidade desejável de atividade física. Reforçamos que Portugal tem uma das taxas de sedentarismo mais alta da Europa e que a inatividade física está associada a doenças crónicas como o cancro, hipertensão, diabetes.

Apesar de termos a convicção que é fundamental reforçar a aposta na educação da saúde e bem estar dos seus colaboradores no sentido de termos empresas mais produtivas e bem sucedidas, existiram pontuações bastante positivas no Quizz o que nos deixa com um grande sorriso!

Equipa Workwell na Exporh 19

Conheça os programas de Saúde da Workwell e perceba como pode melhorar o Bem Estar da sua empresa: Programas Workwell.

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.