Será a saúde física mais importante que a saúde mental?

1024 683 Bruno Dolbeth
  • 0

William, Harry, Kate e Meghan, membros da família real britânica, juntaram-se para apoiar uma nova campanha governamental, com o objetivo de ajudar pessoas com problemas de saúde mental.

Every Mind Matters é o nome desta campanha, que desenvolveu um plano de saúde online gratuito, desenhado para ensinar pessoas a lidarem com situações de stress, melhorar o seu humor, melhorar a qualidade do sono, e sentir que têm mais controlo sobre acontecimentos nas suas vidas. Este vídeo enfatiza, que é de extrema importância falarmos de saúde mental com a normalidade que falamos de saúde física, sendo que, uma não está em equilíbrio sem a outra, e ambas são pertinentes em todas as faixas etárias, desde a infância à idade adulta.

No dia a dia, estamos constantemente expostos a inúmeras emoções. Quando deixamos de conseguir controlar estas emoções, começamos a ter comportamentos que podem revelar sinais de problemas de saúde mental.

Algumas pessoas comem ou dormem demasiado ou muito pouco, outras tornam-se irritadiças, rejeitam a companhia de amigos ou familiares, começam a fumar ou a beber mais do que o normal, entre outros sinais alarmantes.

Em Portugal, as perturbações mentais e do comportamento representam 11,8% da carga global das doenças no nosso país, superior à prevalência das doenças oncológicas (10,4%).

É essencial que estes sinais sejam identificados, tanto pelas pessoas em questão, como pelos seus amigos e familiares. Estejam alerta, procurem ajuda, e é muito importante que amigos e família tirem tempo apenas para escutar, porque muitas vezes, basta isso para libertar e elucidar as pessoas que há uma saída, uma solução.

O trabalho também pode contribuir para o desenvolvimento de uma doença mental, devido às condições de trabalho e dos problemas ao nível da organização do trabalho.

Neste âmbito, a Workwell tem vindo a abordar este tema em eventos, como forma de consciencializar as empresas e os seus colaboradores, para a sua importância e pertinência.

Foi o caso do evento que a Workwell desenvolveu juntamente com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), onde foram discutidos temas sobre, como enfrentar situações de stress e ansiedade no trabalho, e como usar a meditação como ferramenta de gestão de stress.

Veja agora o vídeo da campanha Every Mind Matters

 

Bibliografia

Perturbação Mental em Números. Retrieved 13 December 2019, from https://www.sppsm.org/informemente/guia-essencial-para-jornalistas/perturbacao-mental-em-numeros/

Mental health. (2019). Retrieved 13 December 2019, from https://www.who.int/news-room/facts-in-pictures/detail/mental-health

What Is Mental Health?. (2019). Retrieved 13 December 2019, from https://www.mentalhealth.gov/basics/what-is-mental-health

Author

Bruno Dolbeth

All stories by: Bruno Dolbeth

Olá, tudo bem com você? Entre em contato comigo via whatsapp aqui.